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COOPERATIVISMO: IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NAS COOPERATIVAS COM BASE NO PDGC

OBJETIVOS

Possibilitar a implantação de um Sistema na Gestão de Qualidade das Cooperativas dentro do que é preconizado pelo PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, possibilitando a adoção nas cooperativas das boas práticas de gestão e governança.


PÚBLICO ALVO

Dirigentes, profissionais e técnicos das cooperativas que queiram entender e/ou implantar um sistema de gestão da qualidade dentro do preconizado pelo PDGC-PROGRAMA DE DESENVOLVMENTO E GESTÃO DAS COOPERATIVAS.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Definição de Cooperativismo
  • Origens e Histórico do Cooperativismo.
  • O Cooperativismo no Brasil e no Mundo
  • Princípios do Cooperativismo.
  • Cooperativas em Declínio e Cooperativas em Crescimento
  • Mega tendências
  • A evolução da Gestão das Cooperativas e as modernas técnicas de gestão dentro do contexto econômico e político do mundo atual
  • Definição de Qualidade, Qualidade na Gestão e Qualidade na Gestão da Cooperativa
  • Aspetos Legais (Principais leis que regem as cooperativas)
  • A constituição, estatuto e principais instrumentos normativos da cooperativa.
  • Atos Cooperativos e Atos não Cooperativos.
  • Assembléia Geral
  • Atribuições e funcionamento do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.
  • Gestão da Inovação e Mudanças
  • Fundos
  • Gestão do Quadro Social:

 - Admissão,
 - Controle do Quadro Social
 - Gestão da Participação na Gestão (Assembleias e Comissões de Gestão/Práticas de Estímulo à Participação).
 - Ações de Educação Cooperativista, Comitês Educativos, Núcleos e Comitês de Desenvolvimento (Comissões de Jovens, Comissões Familiares),  Eventos de Integração.
 - Demissão, Exclusão e Eliminação de Cooperados).
 - Pesquisas de Satisfação dos Cooperados e Tratamento de Reclamações, Sugestões e Elogios.

  • Comunicação Cooperativista e Sistemas de Informação da Cooperativa
  • Estruturas Organizacionais/Hierárquicas de Cooperativas
  • Gestão de Processos, Procedimentos e Normas
  • Padrões e Indicadores de Gestão
  • Planejamento Estratégico (Definição de Negócio, Visão, Missão, Valores, Diagnóstico Estratégico e Elaboração de Objetivos e Metas e correspondentes Estratégias/Planos de Ação)
  • Avaliação de Desempenho da cooperativa.
  • Gestão de Mercado/Desenvolvimento Comercial/Gestão de Clientes e Suas Expectativas e Satisfação/Tratamento de Reclamações
  • Gestão de Recursos Humanos/Colaboradores (Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho, Pesquisa de Satisfação, Saúde e Segurança, Desligamento)
  • Treinamento e Desenvolvimento do Quadro Social e Lideranças, Treinamentos Tradicionais e Compartilhamento do Conhecimento.
  • Terceirização e Intercooperação
  • Gestão de Fornecedores
  • Gestão Financeira
  • Prestações de Contas e Gestão e Sobras, capitalização.
  • Prestação de Serviços aos Cooperados
  • Comportamento Ético
  • Gestão da Responsabilidade Social, Ambiental e Sustentabilidade.
  • Normas internacionais de suporte á gestão da qualidade.

METODOLOGIA
  • Exposição dialogada, Apresentação de slides, Exercícios em Sala, Trabalhos em grupo
  • Jogos e Simulações.

CARGA HORÁRIA:16 a 24 horas
BENEFÍCIOS ESPERADOS
  • A assimilação dos princípios e técnicas possibilitarão grande contribuição para que as cooperativas obtenham (*):
  • Melhorias em processos e produtos
  • Redução de Custos
  • Aumento da produtividade e consequentemente da sua competitividade
  • Aumento da credibilidade das cooperativas e o reconhecimento público
  • Maior flexibilidade frente às mudanças
  • Melhores condições de atingir e manter um melhor desempenho.

(*) Conforme o PDGC

INSTRUTOR

Flávio Martins da Costa

Autor dos livros "Socorro, Não Tenho Tempo !!". "Excelencia no Atendimento ao Cliente" e "Socorro, Meu Dinheiro Está Sumindo !!"

20 anos como Palestrante Consultor e Instrutor 

Contato: (031) 97057428

flaviomartins@flaviomartins.com.br

 
RECURSOS  A SEREM DISPONIBILIZADOS PELA CONTRATANTE
  • Computador
  • Som
  • Slides em Power Point (fornecidos pelo instrutor)
  • Quadro Branco, Data Show e Flip Chart.
  • Apostilas com arquivo fornecido pelo instrutor.